Manutenção e Limpeza do Piso Laminado

Um olhar antes da compra ou mesmo durante...

Um profissional experiente, bem treinado e caprichoso é sem duvida o fator que vai fazer a diferença. Um piso com acessórios de boa qualidade, materiais de instalação de 1ª linha, técnica de instalação e ferramentas modernas não são suficientes para garantir o desempenho do produto e consequentemente à satisfação do cliente. Por isso além dos fatores de qualidade do material, ferramentas e técnicas de instalação é muito importante fazer uma avaliação do conceito de qualidade da mão de obra da empresa escolhida para realização do negócio.
O m²...
Para elaboração de orçamento é feita à medida real de cada ambiente e estimada uma quebra de acordo com a forma de instalação (em linha e diagonal com emendas regulares ou irregulares), e o tamanho do ambiente.

Ex.: Sala com 7m x 6m = 42,00 m² Instalação em linha: O critério de quebra varia de loja para loja, podendo ser de 6%, 8%, 10%, 12% e etc. 

É extremamente importante quando for solicitar um orçamento, não se limitar a avaliar  o preço do m2 isoladamente. Outros aspectos que podem distorcer um orçamento:

a) O que está incluso no preço por m²? Serviços como retirada de carpete antigo, deslocamento de móveis, ajustes de portas, transporte e etc podem ser cobrados "separadamente”.

b) Acessórios tais como rodapés, redutores, junções, frontais para escada, cordões e etc. devem ser avaliados quanto a preço e se os mesmos são originais de fábrica ou paralelos. Por isso, para se obter uma garantia de qualidade e de perfeita combinação com o produto adquirido, todos os acessórios devem ser originais do fabricante do piso.

Limpeza do Piso Laminado
A limpeza deve ser feita com aspirador de pó (exceto aspiradores com tubo de sucção raspando no piso) ou vassoura de cerdas macias e um pano úmido bem torcido na solução de produtos domésticos de limpeza isentos de cera ou silicone. Eventualmente (uma vez por semana), a limpeza poderá ser feita diluindo uma ou duas tampas de qualquer produto à base de amoníaco (Veja, Lysol) ou detergente neutro em 1 litro d'água. Molhe o pano nesta mistura, torça-o bem e aplique sobre o piso.
Nunca utilize material cortante ou abrasivo, cera ou enceradeiras elétricas, esponja de aço, lixa ou produtos à base de silicone.
A remoção de tinta de caneta pode ser feita utilizando um pano umedecido com solução de limpeza (tipo Veja) ou álcool.




Para cada tipo de mancha, existe um procedimento adequado. Siga as instruções:

  Produtos  Recomendável  Motivo
Água e sabão líquido neutro
Sim
Limpeza geral (tinta látex)
Água e detergente neutro
Sim
Limpeza geral (suco de uva, vinho, café, refrigerante, batom)
Base de amoníaco
Sim
Limpeza geral (3 colhers por litro de água)
Álcool
Sim
Manchas de tinta de caneta, mercúrio, resíduo de cola Eucafloor
Acetona
Sim
Esmalte de unhas
Aguarraz, thinner, querosene*
Sim
Tinta, verniz e graxa
Hipoclorito de sódio puro (água sanitária)
Não
Não aconselhável; pode manchar se não for removido imediatamente
Cera
Não
Mancha e engordura
Sapóleos
Não
Abrasivo e risca
Palha de aço
Não
Abrasivo e risca
* Produto gorduroso, portanto após a remoção das manchas, utilizar um pano em solução de água e sabão líquido neutro, para remover a gordura.
Fonte: eucatex.com.br

Os pisos laminados são um dos mais resistentes do mercado. No entanto, como qualquer superfície lisa, pode riscar. Recomenda-se colocar capachos ou pequenos tapetes na entrada dos ambientes para conter o excesso de sujeira dos sapatos. Utilizar cadeiras com rodízios de poliuretano e feltros adesivos protetores em pés de mesas, cadeiras e móveis também são procedimentos recomendados.

Fonte: www.eucatex.com.br

1 comentários. Clique aqui para comentar!:

Vivi ;) postou o comentário número:

Muito bom o post!

Estou mesmo com algumas dúvidas sobre o meu piso laminado... aliás, você saberia dizer o que posso passar em caso de pó de gesso? Não estou conseguindo remove-lo por completo, mesmo com o aspirador, o piso ainda fica com uma camada de poeira e o aspecto opaco.

Atenciosamente,
Vivi - Um Cantinho pra Chamar de Nosso

Real Time Web Analytics