Dicas de Iluminação


Decorar uma residência não significa apenas comprar os móveis e objetos valiosos e sofisticados e distribuí-los pelos ambientes. A decoração de uma casa exige também um projeto bem elaborado de iluminação para destacar e valorizar os móveis e objetos. Por isso, antes de começar a pendurar lustres no teto, é preciso definir qual será a utilização de cada espaço, se é para trabalhar, ler, relaxar, dormir.
“A luz central de um ambiente deve ser a mais forte, mas é interessante instalar luzes periféricas como auxiliares, como spots, arandelas, colunas, abajures”, afirma a especialista em projetos de iluminação Denise Furcolin. Os abajures são essenciais em ambientes mais aconchegantes, como o quarto. Os spots, que produzem uma iluminação direcionada, são usados para leitura e iluminação de objetos, como quadros. Pequenos detalhes fazem à diferença porque dão conforto visual e deixam os ambientes mais agradáveis. Uma luz refletida na televisão, uma sombra durante a maquiagem ou a barba são incômodos que podem ser evitados apenas com a colocação correta de um spot, por exemplo.

Também devemos levar em conta o material e as cores de luminárias, porque elas podem refletir a luz e atrapalhar a iluminação. Para quem gosta de ler em espaços diferentes da casa a sugestão é usar luminárias que possam ser transportadas de um lugar para o outro com facilidade e que fiquem atrás e um pouco acima do leitor com o foco no livro. Já na sala de TV, a dica é iluminar suavemente a parede atrás ou em volta do aparelho para que a luz não reflita na tela.
Para as casas com pé direito baixo, as luminárias em estilo coluna iluminam de baixo para cima e dão impressão de que a parede é mais alta. Os lustres com luzes para cima devem ser usados em tetos brancos para que a luz reflita e ilumine bem o ambiente.
A luz direta de um lustre central no teto cria um cenário homogêneo, que, apesar de menos interessante, é necessário para ocasiões de cerimônia. Lâmpadas embutidas em sancas, abajures e arandelas são recursos para criar um jogo de luzes indiretas, adequado a uma conversa entre amigos ou para a hora do relax. Spots e luminárias dão destaques a certos objetos. No canto de leitura, luminárias articuláveis com lâmpada potente a 50 cm do livro. Sobre a mesa de jantar a luminária deve ficar a uma distância de 80 cm.

A TONALIDADE DAS CORES DAS LÂMPADAS SÃO MUITO IMPORTANTE.
A cor (tonalidade) da lâmpada também influencia no conforto. Poucos consumidores sabem, mas as lâmpadas fluorescentes podem ser produzidas nas tonalidades amareladas, azuladas ou neutras e cada uma delas tem sua propriedade. A branca-amarela é indicada para quartos e salas, já que remetem a conforto e aconchego e passam a sensação de tranqüilidade; a branca-azulada é indicada para banheiros e cozinhas, pois passam uma sensação de limpeza e frescor e mantêm as pessoas mais ativas; e a branca-neutra torna os ambientes claros sem interferir nas atividades exercidas no local.

VEJA AS DICAS ABAIXO:
Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada, e sim 
ao tom de cor que ela dá ao ambiente.

Voltando à natureza, vamos observar o sol, nossa maior fonte de luz, e que vai nos servir de 
parâmetro para vários conceitos.


Ao amanhecer, o sol tem um tom mais avermelhado, mais quente; a medida que o dia vai passando, 
sua luz vai ficando mais amarela até se tornar bem branca; depois volta a ficar alaranjada no final 
do dia. A observação deste fenômeno há milhares de anos regulando a vida da nossa espécie; nos 
dá a medida de como iluminar os diversos ambientes da casa.


Vejam bem: ao acordarmos o sol está mais vermelho, sua luz tem um tom mais quente, a medida 
que o dia avança e nossas atividades aumentam, a luz do sol vai ficando mais fria. Em um dia 
nublado, a luz fica com um tom quase azulado e é quando desenvolvemos com muito mais vigor 
nossas atividades. No final da tarde quando pensamos em relaxar, a luz volta a ficar mais quente. Perceberam? Luz mais quente maior aconchego e relaxamento, luz mais fria maior atividade.

Nas lâmpadas esta temperatura de cor é medida em graus Kelvin (K) e quanto maior for o número, 
mais fria é a cor da lâmpada. Ex.: uma lâmpada de temperatura de cor de 2700K tem tonalidade 
quente, uma de 7000K tem tonalidade muito fria. O ideal em uma residência é variar entre 2700K e 5000K.

Em sua casa, as áreas sociais e dormitórios, devem ter o tom mais quente ou neutro chamando ao relaxamento e ao aconchego. Já as áreas de serviços, cozinhas, banheiros, home-office e salas de estudos devem ter tom neutro ou frio, induzindo maior atividade.

Hoje estão disponíveis no mercado lâmpadas fluorescentes com uma nova tecnologia, que permite apresentar várias temperaturas de cor. Antes elas só existiam em tom frios e, como estas lâmpadas emitem menos calor, são erroneamente chamadas de lâmpadas frias. Atualmente já são usadas na casa inteira e com grande efeito decorativo. As fluorescentes compactas estão disponíveis em temperatura de cor fria (6.500K) e também em cor quente (2.700K), semelhante às lâmpadas incandescentes.

Kelvin - É a grandeza que expressa a aparência de cor de uma luz. 
Sua unidade é o Kelvin (K). 
Quanto mais alta for a temperatura de cor, mais branca é a cor da luz emitida. 
A luz "quente" de aparência amarelada tem | aproximadamente 3000K, a luz "fria" 
de aparência azul violeta tem temperatura de cor maior que 6000K, já a luz 
branca natural, emitida pelo sol em céu aberto ao meio-dia, tem temperatura 
de cor próxima de 5800K.
Fonte: Philips
Com o exemplo acima ficamos sabendo a diferença de luz fria e quente, 
muito bom, adorei.
Como atualmente cada vez mais os ambientes são multifuncionais, e a tecnologia nos dá mais opções, a iluminação é um item bastante complexo. 
TIPOS DE ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL

Iluminação Direta: É aquela em que a luz incide diretamente sobre o plano iluminado.
Iluminação Indireta: É aquela em que a luz bate em um ponto e é refletida deste ponto para o plano que se deseja iluminar.
Iluminação Semi-Direta: Meio termo entre as 2 anteriores: Uma parte da luz reflete e outra vai direto ao ponto a ser iluminado.
Iluminação Geral: É aquela que distribui uniformemente a luz no ambiente (pode ser direta, indireta ou semi-direta)
Iluminação Direcional: A luz é direcionada para um ponto específico no ambiente (normalmente é direta).
Iluminação Local: É aquela que afeta uma certa área.  Por exemplo: A luminária da mesa de cabeceira.

Efeitos de Iluminação: Uplight é a luz para cima, Downlight  é a luz para baixo, Wallwash  é a luz que “varre” a parede – Usada para destacar uma parede trabalhada, por exemplo. Built-in, a luz “escondida”-  não se vê a fonte.






Fonte: www.simplesdecoração.com.br/www.arteplural.com.br

1 comentários. Clique aqui para comentar!:

Rafaela Lima postou o comentário número:

Nossa! Vocês não podem imaginar o quanto vou utilizar estas informações na hora de instalar o gesso na minha casa nova.

Valeu!

Beijos!
OrganizarParaViverMelhor.blogspot.com

Real Time Web Analytics